sábado, 11 de janeiro de 2014

RESUMO DAS NOTÍCIAS DOS JORNAIS DE HOJE (11-01-2014 - SÁBADO
11 de janeiro de 2014

O Estado de S. Paulo
Manchete: Inflação acelera e Planalto se rende a juros maiores em 2014
IPCA fechou ano em 5,91%, acima do esperado, e abriu portas para alta da Selic

O IPCA, índice oficial de inflação, surpreendeu negativamente e foi de 5,91% em 2013. 0 número frustrou a promessa da equipe econômica de um porcentual abaixo dos 5,84% de 2012. Em dezembro, a inflação foi de 0,92%, a maior taxa mensal desde abril de 2003. Analistas destacam que o resultado foi ruim também porque o governo fez desonerações de impostos e controlou preços administrados, como energia elétrica. Os sinais dados pelo Palácio do Planalto são de que o Banco Central (BC) terá liberdade para adotar postura mais rígida no ano eleitoral de 2014, com elevação de juros. O presidente do BC, Alexandre Tombini, admitiu que a inflação mostrou “resistência ligeiramente acima daquela que se antecipava”. (Economia/Págs. Bl, B3 e B4)

TSE tira poder do Ministério Público sobre crime eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral tirou do Ministério Público o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigação crimes nas eleições deste ano, nas quais serão escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados. A partir de agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir apuração de suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico e outras práticas. Resoluções anteriores diziam: “O inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral”. (Política/Pág. A4)
Estado barra comissão em presídio
O governo Roseana Sarney (PMDB)impediu ontem que uma comitiva formada por deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão e integrantes da OAB entrasse em um presídio do Complexo de Pedrinhas. No ano passado, 62 presos foram mortos no complexo, ante 4 em 2012.0 procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu informações ao Maranhão e estuda possível intervenção. (Metrópole/Pág. A17)
Secretário pede acareação com delator de cartel
Secretário de Desenvolvimento do governo Alckmin, Rodrigo Garcia diz em entrevista ao Estado que quer acareação com o delator do cartel dos trens. Everton Rheinheimer, ex-diretor da Siemens, o acusa de ter recebido propinas do esquema que teria vigorado no setor de transportes de São Paulo entre 1998 e 2008. Garcia diz que em 2010 recebeu Rheinheimer, mas nega ter tratado de licitações. (Política/Pág. A10)
Área vendida pela Petrobrás tem petróleo. (Economia/Pág. B5)


Obama reduzirá alcance da espionagem
O presidente Barack Obama anunciará na próxima semana mudanças na atuação da Agência de Segurança Nacional que devem aumentar o rigor sobre o monitoramento de líderes estrangeiros. A medida é adotada após Edward Snowden ter exposto o alcance da espionagem, que teve a presidente Dilma entre seus alvos.(Internacional/Pág. A11)
Celso Ming: Demais da conta
Desta vez, o governo não tem nem a desculpa de que a inflação é consequência da crise global. Ela deve-se mais a problemas nossos do que às mazelas do mundo. (Págs. 1 e B2)
José Paulo Kupfer: Antecipação de 2014
A alta da inflação medida pelo IPCA, bastante acima das projeções de mercado, foi antecipação do ritmo da variação de preços previsto para 2014. (Págs. 1 e B3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense


Manchete: Inflação resistente força nova alta de juros
Longe do centro da meta, fixado em 4,5%, o custo de vida fechou 2013 em 5,91%, acelerado pela alta de 0,92% em dezembro. O governo esperava índice abaixo dos 5,84% de 2012. Mesmo garantindo que não há descontrole de preços, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, admitiu que o IPCA mostra "resistência ligeiramente acima daquela que se antecipava". Remédio amargo para a economia, a elevação de juros será reforçada pelo BC na próxima semana, com a Selic podendo atingir os 10,5% ao ano. Especialistas avaliam que, para conter a carestia, a taxa precisaria chegar a 12,5% até o fim de 2014. Uma difícil decisão para ser tomada em período eleitoral. (Págs. 10 e 11 e Visão do Correio, 14)
"Desculpe o transtorno"
A prolongada reforma do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek desnorteia passageiros, funcionários de empresas aéreas e até os operários da obra. Barulho, poeira e sinalização confusa são as principais queixas. (Pág. 13)
Afinal, o que diz a lei da meia-entrada (Diversão & Arte, Capa)


Irritação com planos de saúde
Mais de 102 mil pessoas registraram queixas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contra os convênios de assistência médica em 2013. Esse número é 31% maior que o do ano anterior. Grande parte das reclamações (74 mil casos) foi em relação a problemas com a cobertura de consultas, exames e outros procedimentos. (Pág. 12)
Justiça manda Flu de volta à Segundona
Liminares determinam a devolução dos pontos retirados de Flamengo e de Lusa no STJD, mantendo o rebaixamento do tricolor. Guerra no tapetão deve provocar caos no Brasileirão de 2014: entenda os quatro cenários mais prováveis. (Superesportes, Capa)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete: Dicas online sobre estradas do litoral
Operação Verão, do DER e SDS, vai monitorar a PE-15 e a PE-60 e repassar informações em tempo real sobre acidentes e engarrafamentos via Twitter. Serviço vai operar nos fins de semana. (Cidades 1)


Comerciantes ocupam vagas da Zona Azul no Recife

Locais que deviam ser de estacionamento rotativo, com tempo máximo de permanência de 2 ou 5 horas, são ocupados o dia todo pelo comércio informal de lanches, sandálias, utensílios domésticos, brinquedos, plantas, entre outros. No bairro de São José, a cena é comum. (Cidades 2)

Em Caruaru, bancada é suspeita de cobrar propina em vários projetos
Escutas captaram negociações sobre a lei do BRT da cidade, mas inquérito diz que vereadores envolvidos pediram vantagens em outros projetos de cunho financeiro. Defesa dos acusados tenta reaver mandatos. (Pág. 6)
Sai a tabela da Copa do Brasil
Leão enfrentará o Brasília. Timbu vai encarar o Sergipe e Santa, o Lagarto-SE. Início será em 12 de março. (Esportes 3)
Recife teve a maior inflação do País em 2013
IPCA nacional foi de 5.91%, mas na capital pernambucana preços subiram 6,86%. Alimentos foram vilões. (Economia, págs. 1 a 3)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Manchete: Inflação alta em 2013 vai desafiar governo este ano
Índice de 5,91% ficou acima do previsto e exigirá esforço para equilibrar números negativos frente aos efeitos positivos da Copa e de mais exportações. (Págs. 16 e 17)
Na praia: Raio mata quatro jovens na Argentina
Grupo se abrigou em uma tenda à beira-mar durante tempestade em balneário da província de Buenos Aires. (Pág. 26)
Gigante asiático: China se proclama líder do comércio global
Governo chinês diz que, em 2013, país movimentou US$ 4,1 trilhões. (Pág. 18)
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: