domingo, 27 de março de 2011

Vereador é sequestrado antes de votação para cassar colegas de Câmara

Polícia ainda não tem provas de motivação política para o crime


O vereador Osvaldo de Paula (PTB), da Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, no Sul de Minas Gerais, foi libertado na manhã de sexta-feira (25), depois de passar horas nas mãos de sequestradores. Ele deveria participar de uma sessão de cassação de quatro vereadores, quando foi abordado por dois homens armados e encapuzados, em uma estrada de terra, na zona rural da cidade.

O vereador foi abandonado em um canavial em Cássia dos Coqueiros, em São Paulo, por volta das 9 horas. Moradores da região o ajudaram a pedir ajuda e acionar a polícia.

De acordo com a Polícia Militar (PM) de Monte Santo de Minas, ainda não há informações que indiquem uma motivação política para o crime. Os sequestadores ainda não foram localizados.

Monte Santo de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Monte Santo de Minas
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 26 de junho
Fundação 1890
Gentílico monte-santense
Lema
Prefeito(a) Militão Paulino de Paiva (PSC)
(20092012)
Localização
Localização de Monte Santo de Minas
Localização de Monte Santo de Minas em Minas Gerais
Localização de Monte Santo de Minas em Brasil
Monte Santo de Minas
Localização de Monte Santo de Minas no Brasil
21° 11' 24" S 46° 58' 48" O21° 11' 24" S 46° 58' 48" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas IBGE/2008[1]
Microrregião São Sebastião do Paraíso IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Itamogi e São Sebastião do Paraíso (N), Jacuí (NE), Guaranésia (SE), Arceburgo (S), Mococa (SO), Cássia dos Coqueiros e Santo Antônio da Alegria (O).
Distância até a capital 495 km
Características geográficas
Área 590,896 km² [2]
População 21 246 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 35,96 hab./km²
Clima tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,745
médio PNUD/2000[4]
PIB R$ 247 503,582 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 12 005,41 IBGE/2008[5]
Monte Santo de Minas é um município brasileiro no sul do estado de Minas Gerais. Sua população era de 21.212 habitantes em 2000 e de 20.133 habitantes em 2007 (IBGE). A área é de 592,5 km² e a densidade demográfica, de 35,8 hab/km².

Índice

[esconder]

[editar] História

Monte Santo de Minas.
As raízes históricas de Monte Santo de Minas remontam à época da mineração do ouro em Jacuí no século XVIII. Com a exaustão das jazidas na região e o consequente empobrecimento de Jacuí, as pessoas passaram a procurar terras férteis nas proximidades para praticarem a agricultura. Da comarca de Jacuí partiram várias bandeiras em busca de novas lavras e assim se formou, ao redor de uma capela construída em homenagem a São Francisco de Paula e próximo a um riacho, o povoado de São Francisco de Paula do Tejuco em 1820.
Com o seu desenvolvimento, o povoado passou à categoria de paróquia, com o nome de São Francisco de Paula do Monte Santo e, com esta denominação, é elevado a município em 1890. Em 1911, com a nova divisão administrativa, o município tem seu nome alterado para Monte Santo e, posteriormente, em 1948, para Monte Santo de Minas. Com a ascensão da cultura do café a partir da metade do século XIX e com a contrução da estação ferroviária da Mogiana em 1913, houve uma acelerada expansão econômica e populacional no município.
Na ultima década do século XIX, foi prefeito da cidade o advogado e promotor público Venceslau Brás Pereira Gomes, destacando-se na sua administração por ter introduzido o sistema de abastecimento de água na cidade. Venceslau Brás veio a ser o nono presidente do Brasil entre 1914 e 1918, durante a primeira guerra mundial.
Foi nesta fase, entre a última década do século XIX e os anos 30 do século XX, que veio um grande número de imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café e nos ofícios e comércio urbano. Chegaram também imigrantes portugueses, espanhóis e sírio-libaneses. Desta época áurea do café datam algumas belas casas e imponentes edifícios muito bem conservados no centro da cidade, com mençâo especial da área ao redor do "Jardim Velho".
O Jardim Velho na década de trinta.
A crise de 1929 levou muitas das famílias à miséria, especialmente parte da colônia italiana, que acreditou nas promessas de um banqueiro da região, Emílio Forli. Polpudos lucros eram prometidos e não foram honrados, o que ocasionou forte comoção local. Migração para a capital de São Paulo, para trabalho na nascente indústria, foi uma das consequências dessa crise. A família Bonfá, imigrantes do Vêneto radicados em Monte Santo, é um exemplo entre muitas outras dessa história.
Devido a uma excessiva dependência da economia local à atividade rural, em especial á cultura cafeeira e devido à falta de uma industria local de maior significância, Monte Santo de Minas tem sido um tradicional exportador de mâo-de-obra para outras cidades, em especial cidades industriais como Sâo Paulo, Campinas, Mogi Mirim, Paulínia, Americana e mais recentemente para Ribeirâo Preto, Mococa e Sâo Sebastiâo do Paraíso. Em decorrência disto, a populaçâo do município tem sido estável nas últimas décadas, crescendo muito pouco se comparada com a populaçâo brasileira como um todo. Esse é um fenômeno comum nas cidades pequenas da regiâo do Sul de Minas e da Mogiana paulista.
A partir do início dos anos 80, devido ao aumento da mecanizaçâo das lavouras de café na área rural, houve uma migraçâo da populaçâo rural para a área urbana do município, com criaçâo de novos bairros populares na periferia da cidade. Isso modificou muito o aspecto da cidade. Felizmente nâo tem se observado um aumento demasiado de pobreza extrema entre esses novos moradores da cidade e o município tem conseguido estender a rede de saneamento básico para todas áreas novas.

[editar] Geografia e Clima

Vista dos morros "Dois Irmâos".
A topografia de Monte Santo de Minas é predominantemente ondulada com formações de serra e planaltos elevados principalmente na parte leste e norte do município, sendo a "Serra do Monte Santo" o final extremo noroeste da Serra da Mantiqueira. Parte do município é de terreno acidentado com algumas formações de colinas e morros, sendo os "Dois Irmãos" os mais marcantes e conhecidos (foto ao lado).
A vegetação é de transição da Mata Atlântica para o Cerrado apresentando grande variedade de espécies e de biótopos, dependendo se este está em uma área montanhosa, num vale ou numa chapada. Infelizmente não há grandes áreas florestais contínuas no município, somente pequenas parcelas fragmentadas de florestas que dependem basicamente da boa vontade dos produtores rurais para sua preservação. Mesmo assim, tem se felizmente observado um sucessivo aumento de certas populações de animais silvestres locais, como p.ex. macacos, tucanos e lobo guará, devido ao maior controle do IBAMA e a conscientização da população local.
 
Aves de rapina no cafezal.

Devido à influência dos italianos, era comum a caça de perdizes e codornas nos campos de altitude, pastos e cerrados do município, acompanhada da criação de cães perdigueiros, atividade hoje proscrita. Caçadores costumavam, nos anos 30/40/50/60 trazer até 100 codornas, numa só surtida, tal era a abundância dessa ave. Amílcar Meletti, falecido há tempos, destacou-se nessa infeliz atividade predatória.
O clima é subtropical de altitude e ameno. Em algumas áreas do município a temperatura chega a ser bem fria durante a noite ocorrendo formação de geada esporádicas no inverno. No verão o clima é umido, quente e agradável. A temperatura média anual é de 20,6 graus. A precipitação média anual é de 1690 mm concentrando-se principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro.

 População

Com uma população total de 22.874 habitantes segundo o censo do ano 2009, a população urbana, com 15.597 pessoas corresponde a cerca de 73,5 % do total. O índice de desenvolvimento humano (IDH) era de 0,745 em 2000 e o índice de analfabetismo ainda superava os 12 % da populaçâo acima de dez anos de idade.

Economia

Agricultura: a economia de Monte Santo de Minas é predominantemente rural, se destacando principalmente a cultura do café, com longa tradição na regiâo. Com terras boas e com altitude muito propícia para o cultivo do café arábica, a qualidade dos grãos é muito boa, competindo com as melhores regiões produtoras do Brasil. Tem se notado nos últimos anos uma contínua expansão da cultura da cana-de-açúcar, que tem tomado cada vez mais o espaço das culturas mais tradicionais do café e do gado. Também tem grande importância a produção de gado de corte, avicultura, produção de milho, leite e algumas frutas como abacate, banana, laranja, limão e pêssego. A distribuição agrária é diversificada, sendo relativamente grande o número de pequenas e médias propriedades rurais. O grau de tecnificação da agricultura local tem aumentado muito nos últimos anos, em parte devido à assistência técnica do núcleo local da cooperativa Cooxupé.
Industria: há um parque industrial em lenta, mas constante expansão próximo à rodovia com empresas das mais variadas áreas como: bebidas, construção, eletrotécnica, química e serviços. Na cidade há empresas de várias áreas como alimentícia, confecções, processamento de produtos agrícolas e principalmente prestação de serviços e comércio.
Um novo ramo econômico muito promissor para a cidade é o turismo, marcado pelo melhor carnaval do sudoeste mineiro organizado pelas escolas de samba do Braz e do Belém, onde nos dias de Carnaval o número de turistas chega a 14 mil pessoas. Com um marketing efetivo e mais apoio da prefeitura, seria fácil expandir a atividade turística na cidade, beneficiando muito o comércio local.
A cafeicultura é a maior responsável pela entrada de recursos econômicos na cidade. Formada em sua maioria por pequenos produtores em Monte Santo assim, se faz uma espécie de "Reforma Agrária" pacífica. A cidade conta também com grandes produtores de café que emprega um temporariamente grande número de pessoas da região que ganham o suficente ara sobreviver o restante do ano com os rendimentos da colheita e migrantes de todo o Brasil que chega em Monte Santo vindos para a colheita.
Tentou-se manter um curso de graduação na cidade, Curso Normal Superior, pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), iniciado em 2003; Não tendo a procura esperada, o curso foi encerrado no final de 2005.

Transportes, saúde e comunicação

A Igreja Matriz.
Transporte: A cidade tem acesso por rodovia pavimentada federal aos municípios de Itamogi ao Norte (direção a São Sebastião do Paraíso e Passos) e Arceburgo ao Sul (em direção e com acesso à rodovia duplicada SP-340 em Mococa). Através de estradas de terra pode-se chegar diretamente ao distrito de Milagre; aos outros municípios limítrofes e ao estado de São Paulo a oeste.
A estrada de ferro da Mogiana, à qual Monte Santo de Minas deve grande parte de seu desenvolvimento, foi infelizmente desativada na década de 80. O transporte de passageiros já havia cessado em 1976 sobrando apenas o transporte de cargas, e os trilhos foram retirados definitivamente por volta de 1990.
Monte Santo de Minas dispôe de uma estação rodoviária em boas condições e tem conexões via ônibus a várias cidades da região, destacando-se São Sebastião do Paraíso (MG), Mococa (SP), Campinas (SP) e São Paulo.
A área rural dispôe de um serviço de transporte coletivo municipal relativamente bem organizado.
Saúde: Monte Santo dispoe de uma santa casa razoavelmente bem equipada na qual podem ser tratados os casos mais urgentes e menos complicados. Devido à pequena distância de cidades maiores como São Sebastião do Paraíso; Passos; Ribeirão Preto e Mococa, casos mais graves ou complicados podem ser tratados de maneira profissional mais especializada nas clínicas destas cidades. A prefeitura disponibiliza transporte gratuito a algumas destas cidades para os doentes em tratamento ou em caso urgente. Há vários profissionais de diversas áreas da medicina atuando em Monte Santo de Minas.
Meios de comunicação: Atualmente o município possui dois jornais, o Folha do Povo e a Folha Avesso e uma bem montada revista informativa "MONTE SANTO EM DESTAQUE" , além de 3 emissoras de rádio "Nova Onda FM", "INDEPENDÊNCIA FM" E "PROGRESSO AM", responsáveis pela cobertura do setor de comunicação.

[editar] Turismo

A Cachoeirinha, dista cerca de 5 Km da cidade.
Apesar de ser uma sossegada cidade, pequena com ares de pacata, Monte Santo vem se despontando como uma ótima opção turística, devido principalmente ao famoso carnaval da cidade, no qual as duas escolas de samba: Braz e Belém lutam para se superarem, mobilizando a cidade inteira. Graças ao engajamento popular, esse tradicional carnaval de rua conseguiu superar uma fase crítica na qual quase se extinguiu, e vem se tornando, a cada ano, mais profissional e badalado.
Outra festa popular muito difundida na cidade é a "folia de Reis" que é praticada por muitos devotos começando do dia 1 a 6 de janeiro com participação de vários grupos da região.
A cidade vem preservando bem seu patrimônio artístico e cultural, como o belo "Jardim Velho" com seu típico coreto; a Igreja Matriz com sua agradável Praça e muitas casas históricas reformadas e bem cuidadas.
As belezas naturais de Monte Santo também devem ser mencionadas, destacando-se as cacoeiras e sua maravilhosa paisagem.
Algumas cachoeiras:

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

 

Nenhum comentário: