quinta-feira, 2 de abril de 2009

PT pode “reeditar” Teruel para agradar André em 2010

Teruel pode ser plano "B" do PT para neutralizar Zeca e ajudar André

O PT pode retomar em 2010 a estratégia política adotada no ano passado, quando o deputado Pedro Teruel disputou a prefeitura de Campo Grande, mesmo com poucas condições de vitória.

Com Teruel disputando o governo do Estado, seu grupo político consegue alcançar dois objetivos em uma só tacada: neutraliza os planos do ex-governador Zeca do PT de ser candidato ao governo e ainda agrada o PMDB, facilitando a reeleição de André Puccinelli (PMDB).

Várias lideranças do grupo político de Teruel defendem que o PT apóie o PMDB nas eleições do ano que vem, entre elas o senador Delcídio do Amaral e o deputado federal Antônio Carlos Biffi.

Isso, se o PMDB nacional permanecer com o PT e apoiar a candidatura da ministra Dilma Roussef à presidência da República.

No ano passado, mesmo sem condições de vencer a disputa, Teruel enfrentou o prefeito Nelsinho Trad (PMDB). Ele afirma que teve que ir “para o sacrifício” porque tanto Zeca quanto Delcídio não se interessaram em enfrentar o PMDB pela prefeitura da Capital.

“É claro que era melhor que o Zeca ou o Delcídio disputassem, mas como nenhum dos dois quis, não estava nos planos do Delcídio deixar o Senado para ser prefeito de Campo Grande, eu enfrentei o desafio”, explicou o deputado.

Mesmo integrando o grupo político de Delcídio, Teruel faz questão de ressaltar que Zeca seria a melhor opção do partido. Entretanto, admite que o PT precisa ter “outras alternativas”, caso a candidatura do ex-governador não seja viável.

“Fico honrado de ter meu nome lembrado. Mas se o Zeca mantiver seus planos de candidatura, é claro que é o nome mais forte, interessante e em condições de vencer. Porém, se por qualquer razão decidir não ser candidato, temos de estar preparados”, afirmou o deputado.

Apesar de admitir a possibilidade de candidatura em 2010, Teruel enfatiza que o lançamento de seu nome não faz parte de uma manobra para facilitar os planos de reeleição de Puccinelli e neutralizar Zeca.

“Nossa idéia não é preparar um nome para disputar as prévias e tomar a chance de Zeca ser governador. Pode ser que alguém do meu grupo pense isso, mas não eu”, declarou.

Fontes do próprio DEM garantem que Teruel teria conversado com o presidente regional do partido, Murilo Zauith, sobre a possibilidade de alianças.

Murilo, que é vice-governador do Estado, teria afirmado que o DEM tem interesse em se aliar ao PT, mas somente no caso de Delcídio ser o candidato ao governo.

“Na Assembléia, a gente conversa de tudo, a toda hora, principalmente sobre qual a tendência e a linha de atuação dos partidos, mas não acho possível uma aliança com o DEM, porque os democratas já têm um projeto com o PPS e o PSDB”, lembrou.

Nenhum comentário: