segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vander diz, 'unido, PT tem chance real de retomar governo'

Midiamax

A insatisfação dos partidos aliados (PDT e PR), reclamações dos servidores públicos e a ausência de obras emblemáticas do governo estadual somados ao corte dos programas sociais, retomados de forma tímida, são os principais obstáculos para a reeleição do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) e o principal combustível para o rachado Partido dos Trabalhadores, de Zeca do PT, tentar voltar ao poder nas eleições de 2010.

Amparado pela alta popularidade do presidente Lula, Zeca do PT teria ainda a preferência de 76 das 78 cidades de Mato Grosso do Sul, segundo informações extraoficiais, e exceto Campo Grande e Três Lagoas, de prefeituras tradicionalmente Andrezistas.

A avaliação de que pode estar próxima a volta ao poder é do estrategista do PT-MS, deputado federal Vander Loubet, conhecido pelo trânsito livre nas prefeituras de diferentes siglas em Mato Grosso do Sul e também nos ministérios do Planalto Central. “Só uma pessoa é capaz de fazer Zeca não ser candidato, o Lula”, disse o parlamentar em entrevista na tarde da última quinta-feira (9), em visita ao Midiamax.

Vander vislumbra um embate nas urnas entre os dois principais expoentes da política sul-mato-grossense. Há quem discorde. O especialista da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Tito Carlos Machado de Oliveira, geógrafo, doutor em Economia, considera improvável o confronto entre os dois ‘caciques’, como ele chama André Puccinelli (PMDB) e Zeca do PT.

“Na história de Mato Grosso do Sul nunca tivemos um confronto na disputa pelo governo entre dois caciques porque se isso acontecer, um deles morre. É interesse deles a alternância no poder. Pedro Pedrossian nunca enfrentou nas urnas Wilson Barbosa Martins. Aqui, ainda é vergonhoso perder eleição quando na verdade é fortalecimento. O Lula é um exemplo. Não acredito que em 2010 o Zeca enfrente André nas urnas”, faz o contraponto Tito Machado.

Zeca do PT teve vitórias consecutivas, sendo eleito e reeleito governador contra Ricardo Bacha (PMDB) e Marisa Serrano (PSDB), respectivamente, em 1998 e 2002. Na última, Puccinelli não entrou no páreo. Nos bastidores fala-se em suposto acordo entre os caciques, negado por ambos.

Em 2006, Zeca passou a faixa de governador para Puccinelli que, agora, tenta repetir o caminho do petista em uma reeleição consecutiva.

Agora, Vander aposta no enfrentamento afirmando que seria "suicídio político" não preparar-se para a disputa. Destaca, como armas, oa candidaturas ao Senado de Delcídio do Amaral (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT). Fala-se nos bastidores que na eleição de 2004, quando Delcídio disputou o governo com o André não teria o apoio esperado de Zeca e esse seria um dos motivos do racha interno do PT. Vander tenta colar a estrutura trincada do partido e torná-lo forte para apoiar Dilma Roussef, candidata virtual do PT para a presidência da República e, assim, fortalecer o projeto político partidário.

Mas, o fato do PMDB ser para os eleitores o principal adversário político do PT no Estado, mas em nível nacional fazer parte do Governo Lula com seis ministérios e ainda a presidência da Câmara e o Senado, há uma confusão no que pode estar para vir.

Para Vander Loubet, governo e disputa partidária não se misturam. Segundo ele, Puccinelli sempre caminhou com os tucanos e seria muita inocência apostar de antemão que André possa apoiar Dilma Roussef. "Não podemos ser pegos de calça curta", diz.

Nas últimas eleições presidencias [2202 e 2006], lembra Vander, Lula foi eleito com apoio não oficial da metade do PMDB. Nas duas, diz, Puccinelli ficou com a metade oficial, apoiou os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin. Hoje, a 18 meses das eleições, ele "jura" que estará com Dilma e aposta na redenção do PT e aliados em segui-lo. Ao Midiamax, Loubet faz um raio-x do cenário e mostra uma parte das fichas que ele mesmo aposta. Confira:

Midiamax – Qual o cenário do PT para a disputa em 2010?

Vander Loubet – Temos ainda o PED [Processo de Eleição Direta] este ano e em um cenário que estamos fora do governo e diante de uma conjuntura de crise. Temos um cenário real de retomar o governo, buscar unidade dentro do PT porque isso é o que mais pedem.

Midiamax – Quem pede?

Vander Loubet – Lideranças, militância e classe política pedem para unir o Zeca e o Delcídio. Eu digo aos dois: O Zeca não quer ser senador de forma alguma, o Delcídio não quer ser governador. Por que, então, não estarem juntos, se ambos têm extraordinário potencial eleitoral? Até 2010 o partido terá que estar aliado para então decidir. Temos todas as condições para construir uma aliança. O Dagoberto [deputado federal pedetista Dagoberto Nogueira] tem interesse em disputar o Senado e isso nos fortalece. Defendo ainda para vice alguém do setor produtivo, do agronegócio. É viável. Na semana passada, correu a notícia de que o empresário José Carlos Bumlai seria o nome de que fala Vander.

Midiamax – Mas o Delcídio e o André demonstram ‘namoro’...

Vander Loubet – Não dá para sair com o André e todos no PT têm clareza disso. Há uma resistência na base e pelo que se vê também nos eleitores. O Biffi [deputado federal petista Antônio Carlos Biffi] tentou e teve resistência. O Delcídio também tentou mas não encontrou eco na militância do partido. O senador Delcídio está com sua reeleição muito bem pavimentada, não depende do apoio do André para reeleger-se.

Midiamax – Mas, o André já disse que deverá estar ao lado da Dilma Roussef...

Vander Loubet – É suicídio começarmos, faltando um ano e meio para a eleição, aderindo ao André, que tem ligação história com o PSDB. Todos sabem como o André trata os aliados. Precisamos chegar em 2010 fortes para retomarmos o governo. Só uma pessoa é capaz de fazer o Zeca não ser o candidato, o Lula, em se isso for decisivo para a ministra Dilma. Vamos construir a candidatura dele e ano que vem, se o Zeca chegar bem na frente nas pesquisas, é ele o candidato.

Midiamax – O presidente do PT nacional, Berzoini liberou o partido para lançar candidatura própria ...

Vander Loubet – Sim, o Berzoini disse que a nacional vai respeitar. Não podemos ser pegos de calça curta. O presidente regional do PSDB, deputado estadual Reinaldo Azambuja está muito tranqüilo de que o André estará com o Serra. A senadora Marisa nem cogita a hipótese de outro caminho do André quando lhe perguntam se disputaria o governo para garantir palanque ao Serra no Estado. Temos que assegurar palanque para a Dilma e para isso estamos buscando alianças com o PR e PDT.

Midiamax – O governador acredita que estará com os aliados e ainda com o PT...

Vander Loubet – O André enfrenta uma crise. O descontentamento dos servidores, dos aliados, dos comerciantes que sofrem com o terrorismo fiscal. Há um descontentamento geral com o Governo do André. Ele foi eleito como o grande tocador de obras, mas isso não está acontecendo porque quem está fazendo isso é o PAC [Programa de Aceleração de Crescimento], o Governo Lula. Claro que os investimentos para o Estado são resultado do empenho da bancada federal, do Lula, com recursos do Orçamento Geral da União. Houve uma mudança na cultura política do Estado; temos agora um apoio institucional de toda a classe política às ações e projetos que beneficiam a população, há um amadurecimento grande e importante para todo o Estado. O volume de recursos para Mato Grosso do Sul são bem superiores aos destinados a Mato Grosso, por exemplo.

Midiamax – A não reeleição do Alex do PT e do Athayde Neri [PPS], depois que eles se aproximaram do PMDB, é exemplo desse ‘suicídio’?

Vander Loubet – Foi um vacilo para a construção política lançarmos o Teruel [deputado estadual petista Pedro Teruel] para Prefeitura de Campo Grande em 2008. Ele saiu na última hora. Deveríamos ter lançado a dona Gilda [professora e esposa do ex-governador], o Zeca ou o Delcídio porque com a chapa forte teríamos feito de 5 a 6 vereadores e o Alex teria sido eleito e como foi ele não se reelegeu. Outro exemplo, o Cabo Almi [vereador petista] perdeu a entidade que representa os vereadores porque defendeu o apoio ao André. E Corguinho? O PT e o André perderam Corguinho porque lá se uniram. A população não vê aliança. Em um jantar, conversei com Delcídio, Dagoberto e Biffi sobre 2010. No fim do mês teremos o encontro dos prefeitos do PT e vamos fazer um ato de unificação.

Midiamax – O Zeca e o Delcídio irão a este encontro?

Vander Loubet – Sim. Tanto o Zeca como o Delcídio. Eles têm andado pelo o Estado e recebido o pedido de unidade entre os dois dentro do partido. Vamos neste encontro do PT fazer isso.

Midiamax – Quando acontece o PED? Como fica a disputa então entre Zeca e Delcídio no PED já que o Zeca quer presidir o partido?

Vander Loubet – O PED acontece em novembro, mas defendo que antes se pode construir um nome de consenso. O mais importante é a unificação do partido. Com isso, a disputa interna passa a ser pequena. A divisão beneficia somente o adversário. Temos que construir os pilares e a disputa no PED será menor.

Midiamax – Como será a pesquisa que o Partido dos Trabalhadores já encomendou?

Vander Loubet – Qual pesquisa? São várias... (risos)

Midiamax – Essa anunciada recentemente para medir a popularidade do PT e do governador André...

Vander Loubet – Sei que a direção nacional já contratou a Vox Populi para o acompanhamento bem de perto das capitais. Aqui, em função do crescimento da candidatura do Zeca, esse clima tem nos ajudado para resolvermos logo essa reaproximação e elegermos tanto o Zeca como o Delcídio.

Midiamax – Mas, o Lula quando esteve com o presidente Evo Morales [Bolívia] em Corumbá e na Bolívia teria dito ao André para ele cuidar do PT em Mato Grosso do Sul porque no Estado o PT caminharia com ele. Foi só diplomacia?

Vander Loubet – Sim, sim. O presidente Lula não mistura o governo com o partido. O tratamento que o Governo Lula dá aos aliados não é o mesmo que o André dá aos aliados dele aqui. Sabemos que o PT não tem a cultura da intervenção. O PT sempre defendeu o grande debate. E claro, o PMDB está na base do Governo Lula, está bem, tem seis ministérios. É possível que em vários estados se tenha dois palanques. Ganhamos em 2002 a eleição do presidente Lula com a metade do PMDB. Em Mato Grosso do Sul, o André apoiou o Serra. Na reeleição do Lula, em 2006, a história se repetiu, com o André dando apoio ao Alckmin.

Midiamax – Na Bahia, governo de Jacques Wagner (PT) já sinalizou aliança com o PMDB e abriu as duas vagas do Senado aos peemedebistas...

Vander Loubet – A aliança você faz de acordo com o seu tamanho. Eu presenciei o Geddel [deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB-BA)] dizer que não vê problema no PMDB da Bahia ficar com o Jacques.

Midiamax – Eu sei que o senhor não quer nem admitir a hipótese do cenário em 2010 ser diferente, do André conseguir reverter o quadro e puxar para ele a marca das obras do governo federal, e dele chegar mais forte. Mas, nessa circunstância qual seria a saída para o PT?

Vander Loubet – Se estivermos muito sozinhos e atrás nas pesquisas é claro que a direção nacional vai querer conversar. Mas, se o próprio governo André já reclamou da comunicação dele e nesse ponto a equipe do presidente Lula tem se mostrado muito competente. A imprensa tem cumprido o seu papel de dizer que as obras ocorrem por causa de investimentos federais. A população tem percebido o compromisso do governo Lula, que não discrimina ninguém. Todos os municípios, pequenas prefeituras têm ido à Brasília [DF] e voltado com recursos de R$ 1 milhão; R$ 5 milhões. O ex-governador Wilson Barbosa Martins (PMDB) já elogiou o Lula. Ele disse que no tempo dele, ia para Brasília e quando voltava com uma escola, soltava foguete.



Midiamax – O professor da UFMS, Tito Machado não acredita em um confronto nas urnas entre os ‘caciques’ André e Zeca. O senhor acredita que isso pode acontecer em 2010 sem o risco do Zeca recuar? Na eleição passada o André recuou...falaram na época até de acordo. Se chegar em 2010 com os aliados e bem na pesquisa, haverá confronto entre os ‘caciques’ ?

Vander Loubet – O Zeca só não sai se o Lula, lá na frente, em prol da candidatura da ministra Dilma, pedir para que haja composição. O André costuma dizer que já bateu a gente por 4 a 0 e prefiro ficar com o que diz o Zeca: - Em 1996 o André levou [sinal com a mão de que a eleição pela Prefeitura de Campo Grande foi tirada] por 411 e em 2002 [2ª eleição de Zeca para o Governo] foi por WO porque o André desistiu na última hora. Quando o time não aparece para jogar o outro time tem vitória por WO. Vander diz também que André não é esse bicho-papão eleitoral. Em 2006, falou-se muito em surra do André; Delcício teve 40% dos votos e o Egon quase foi eleito senador. E o PDT e o PR estavam, com ele, lembra Loubet.

Nenhum comentário: